PROJETO


Viver e Conviver: O Ensino da História e a Diversidade Social
Refletir sobre a diversidade tem sido um dos grandes desafios da educação na contemporaneidade e, em particular, do ensino de História. Condição indispensável para a construção e vivência da cidadania. Por isso mesmo, os temas cidadania, multiculturalismo e respeito às diferenças norteiam os documentos governamentais para o ensino no Brasil, país plural por excelência. Em consonância com essas normativas, o documento orientador deste subprojeto é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que define o “conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais” destinadas à Educação Básica no país.
Nas últimas décadas, o ensino de História vem passando por transformações em seus métodos e conteúdos, num esforço para ultrapassar o que passou a ser denominado de “ensino tradicional”, caracterizado pela memorização acrítica de fatos, datas e personalidades, pelo privilégio da história europeia, por abordagens temporais estritamente lineares e cronológicas, pela definição de esquemas interpretativos que não dialogam com as realidades vivenciadas e pelo total descaso com a história e memória de grupos socialmente marginalizados, os  “excluídos da história”.


Sabemos que, embora a diversidade cultural e étnico-racial se faça presente em cada sala de aula das escolas públicas brasileiras, por meio do público que a frequenta, o tema da diversidade – assim como da desigualdade - ainda é pouco contemplado nos currículos escolares, dificultando as possibilidades de diálogo com as experiências sociais dos sujeitos que acorrem à escola
O subprojeto da área de História pretende constituir-se como um espaço de debates, produção de conhecimentos, concepção e implementação de práticas pedagógicas inovadoras, produção de materiais didáticos, realização de exercícios de investigação e de inúmeras atividades e estudos que possam constituir-se como referência para a promoção de mudanças no ensino de história praticado em escolas de educação básica.

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